20 de fevereiro de 2015

Uma era de ouro

Oi Pessoal,


Como hoje é sexta, desejo compartilhar que em uma sexta-feira no final do ano passado, saí com uns amigos para comemorarmos nosso trabalho final sobre Direitos Humanos e a Paloma, uma amiga que é psicóloga, aproveitou aquele momento descontraído para um "laboratório". (Espero que ela não se zangue.)
Em meio a cerveja (para quem bebe álcool), suco natural (para os não alcoólicos como eu) e um monte de fritas, fomos "jogando conversa fora" (eu, Clélia, Paloma e Gustavo) falei do quanto o livro Uma era de ouro da escritora Tahmina Anam me marcou e fiz um recorte da obra que, obviamente, passou pelo crivo analítico da Paloma, rs.
Então, decidi compartilhar com vocês o quanto o romance desta escritora é fascinante e envolvente. O fundo histórico é a guerra de independência de Bangladesh no qual Rehana Raque, uma mulher bastante sensível e fragilizada pelo luto, reúne coragem e forças para lutar por tudo o que ama na vida. O que é o amor? Quantos são os sacrifícios feitos em seu nome? Vocês fariam ou já fizeram sacrifícios por amor? Qual a importância do amor ao lugar no qual se nasce (não gosto da palavra pátria que traz consigo uma série de referências que não me agradam embora seja completamente pertinente neste contexto) para a formação de subjetividades e pertencimentos? Todas estas questões complexas permeiam o romance em situações desafiadoras nas quais o (a) herói (heroína) muitas vezes acaba sendo quem menos se espera. Leitura cativante que recomendo a tod@s.



5 comentários:

  1. Muy interesante, Renata. ¡Te entiendo casi todo que bien!!!! Veré ese libro en español. Un abrazo.

    ResponderExcluir
  2. Tomara que consiga encontrá-lo na sua língua! Falando nisso, às vezes fico sem compreender bem o espanhol, mas o mais importante é a interação e poder aprender com o outro.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Interesante, me encantaría leerlo. Bss

    ResponderExcluir
  4. Interesante, me encantaría leerlo. Bss

    ResponderExcluir